Cursos disponíveis

A rotulagem de alimentos fornece informações essenciais sobre o produto que você está comprando e consumindo.

Através dela é possível tomar decisões e fazer escolhas sobre os alimentos, considerando suas necessidades.

Indica também o grau de processamento dos alimentos, conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira.


A alergia é uma reação do nosso corpo a certas substâncias que podem nos fazer mal, como alguns alimentos. 

É como se o nosso sistema de defesa ficasse "confuso" e atacasse essas substâncias, mesmo que elas sejam inofensivas para a maioria das pessoas.


Aprenderemos como identificar alimentos ultraprocessados e como manter uma alimentação saudável. 

O curso ministrado ao vivo, gravação disponível!

Aprenderemos sobre o controle de temperatura dos alimentos, que podem se tornar inseguros para consumo a depender do tipo e quantidade de micro-organismos presentes.

Princípios e recomendações quanto à higiene de operação. Discutiremos sobre o armazenamento de alimentos de forma correta e higiênica.


Iremos discutir sobre Diabetes Mellitus. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, é um distúrbio metabólico pela hiperglicemia persistente, devido a problemas na produção de insulina ou de sua ação.
Falaremos sobre a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios nas unidades de alimentação. 
A Higienização se refere à limpeza + desinfecção de superfícies. A limpeza é a remoção de sujidades e resíduos, já a desinfecção é a redução, por método físico ou químico, do número de micro-organismos.

Veremos aspectos importantes na higienização de frutas, legumes e verduras. A importância da higienização, quais alimentos necessitam de desinfecção, diluições ideais de água sanitária e hipoclorito de sódio.

Para vocês, os cuidados que devemos ter com a nossa higiene pessoal são importantes?

Aprenderemos alguns parâmetros de higiene pessoal, aparência e comportamento necessários dentro de uma unidade de alimentação.


É uma forma de identificação de alimentos manipulados exigida pela Vigilância Sanitária, que permite o reconhecimento, descrição e deve conter informações sobre a validade do alimento manipulado.

Nem todos os manipuladores estão presentes no momento da abertura dos alimentos, mas todos precisam conhecer estas informações para usar o produto desejado dentro do prazo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

 Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, diabetes mellitus tipo 2, doenças nas articulações (especialmente de joelhos), esteatose hepática, neoplasia maligna de mama pós-menopausa e de endométrio, refluxo, problemas psicológicos etc.

Deficiências gerenciais e técnicas representam importantes causas de perdas de alimentos nos países em desenvolvimento, especialmente nas fases de colheita e pós-colheita. Em muitos casos, as simples inovações de baixo custo podem fazer uma grande diferença.

Estudaremos sobre a Organização dos Alimentos, um passo a passo completo desde o recebimento até a distribuição. Veremos a importância do prazo de validade, a estrutura dos estoques, organização de estoque refrigerados, entre outros.

Falaremos sobre Bancos de Alimentos como seus objetivos, suas funções, parâmetros para recebimento de produtos oriundos de doações, bem como o cenário atual do Brasil no que diz respeito aos Bancos de Alimentos.

Neste manual, você irá encontrar diversos assuntos para a elaboração de cardápios como os objetivos e definições do cardápio, função e interação dos alimentos, o guia alimentar para a população brasileira e muito mais!

Transferência direta ou indireta de partículas ou microrganismos de uma alimento, superfície, utensílios, equipamentos ou manipulador para um outro alimento.

Isso pode ocorrer em unidades de alimentação quando são utilizados os mesmos instrumentos para diferentes gêneros alimentícios ou quando não se higieniza corretamente as mãos e utensílios ou equipamentos entre diferentes preparos.


A aparência dos alimentos influenciam diretamente na escolha dos pratos; Porém, a montagem de pratos não é uma técnica simples, pois é preciso ter sensibilidade e combinar uma série de fatores na hora de decorar. Um deles é a louça, as peças com diferentes formatos se popularizaram e estão sendo muito utilizadas nos restaurantes.

Confira agora Receitas de Aproveitamento Integral das frutas


Confira agora Receitas de Aproveitamento Integral da Abóbora


Confira agora uma Ceia de Natal completa com Aproveitamento Integral, receitas da Chef Camila Yazbek.

Confira agora Receitas de Aproveitamento Integral da Beterraba